José Porvinho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aquele lado de mim, que também pode estar dentro de cada um de vós(nós).
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Castanheira de Pera
QUE FESTA! Icon_minitimeDom maio 26, 2013 5:07 am por JPais

» Bairrada e cogumelos com Jose Porvinho
QUE FESTA! Icon_minitimeQua Nov 14, 2012 12:44 pm por JPais

» Jose Porvinho Convida :
QUE FESTA! Icon_minitimeQua Nov 14, 2012 12:22 pm por JPais

» O Mundo dos cogumelos com Jose Porvinho
QUE FESTA! Icon_minitimeQua Nov 14, 2012 12:10 pm por JPais

» O Mundo dos Cogumelos
QUE FESTA! Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 8:20 am por JPais

» Aidos da Vila - O Mundo dos Cogumelos
QUE FESTA! Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 10:33 am por JPais

» Leitão à Bairrada - Maravilha de Portugal
QUE FESTA! Icon_minitimeTer Ago 23, 2011 2:44 pm por JPais

» Amostra aleatória
QUE FESTA! Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 4:58 pm por José Porvinho

» ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
QUE FESTA! Icon_minitimeTer Jun 21, 2011 1:56 pm por José Porvinho

Galeria
QUE FESTA! Empty
2010
Volte sempre!
Portugal
Visitantes
litterature
PT
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de José Porvinho em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de José Porvinho em seu site de social bookmarking

 

 QUE FESTA!

Ir para baixo 
AutorMensagem
José Porvinho
Owner
Owner
José Porvinho


Masculino
Número de Mensagens : 216
Idade : 60
Emprego/lazer : Eng.Florestal/escritor/técnico
Localização : Castanheira de Pera/Bairrada
Data de inscrição : 26/11/2008
Sociavel : 10
Pontos : 5949

QUE FESTA! Empty
MensagemAssunto: QUE FESTA!   QUE FESTA! Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 5:54 pm

QUE FESTA!

Não Sei se haverá festa mais verdadeira e genuína do que as touradas à corda da Terceira, nos Açores.
E não comecem já os defensores dos direitos dos animais – que têm um estimável e importantíssimo papel na sociedade e para com os animais – a contestarem este meu texto; porque aqui (lá) ninguém bate no touro. Lá, só o touro é que está autorizado a bater. E mais, o touro ao contrário das outras touradas não é abatido. Aliás, o touro é que é o verdadeiro herói da festa. Lá, o touro pode ficar conhecido, senão mesmo famoso, granjeando imensa popularidade e levando a uma acesa disputa para o terem na sua festa – para conseguirem o melhor cartaz. Sim, lá, é o touro que faz a festa.
Entre cada actuação, o touro recupera, descansa e enobrece. Existe um respeito pelo touro enorme. Respeito, admiração e todas as melhores mordomias. Por lei, o touro só pode voltar a actuar passados 12 dias. Na tourada das Fontinhas, no último 29 de Julho, a que assisti, antes de começar, fartou-se a Comissão de Festas de avisar que o touro 83 foi substituído pelo 75, o que lamentavam, pediam desculpas, mas que eram alheios ao facto. E ainda esclareciam que não pôde vir por razões de ordem física – ainda não estaria na sua melhor forma, pelo que o ganadeiro (também para não ficar mal nem para colocar em risco um dos seus melhores touros) achou por bem substituí-lo.
Fiquei admirado e lembrei-me das manifestações anti-touradas que tem ocorrido um pouco por toda a parte e apeteceu-me reforçar o que tenho dito a algum contestatário. “Então não vês que se não houvesse touradas, já há muito que tinha desaparecido o touro bravo. Aliás, à semelhança de tudo o que é bravo e menos bravo no nosso país e não só. Por exemplo, o maior mamífero da Europa, o bisonte-europeu está em perigo de extinção – já se contam menos de 800! Ou pior, não se contam!!! Mas, além do mais, o touro é dos poucos animais que vivem no seu habitat e em quase total liberdade; sendo ainda alvo de todas as atenções, estudos e tratamentos no sentido do reforço e aperfeiçoamento das suas características mais naturais e nobres: a sua nobreza, num apuramento constante da bravura e valentia”.


  • O touro é bravo. O touro é bom.
  • Pois, este é que é o 408.
  • Então e eu não sei, vim cá de propósito.
Ouvia isto enquanto assistia à minha primeira tourada à corda. Fiquei siderado pelo ambiente, pela forma, pela tradição, pela força e... pela festa. Sim, e também pela coragem, entusiasmo e alegria de toda a gente.
Um fenómeno de popularidade. Uma lição de bairrismo e de tradição. Uma enorme mais-valia turística. De facto, a Terceira parece viver em festa permanente. Até há quem considere o arquipélago dos Açores constituído por 8 ilhas e um parque de diversões (a Terceira)! E assim parece de facto, com tudo o que envolve os touros e as suas populares, únicas e espectaculares touradas.
A capeia arraiana no concelho do Sabugal, também terá muitos dos ingredientes de festa semelhantes aos da Terceira. Em vez da corda, têm o forcão e claro, muita valentia, alegria e tradição.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.joseporvinho.net
José Porvinho
Owner
Owner
José Porvinho


Masculino
Número de Mensagens : 216
Idade : 60
Emprego/lazer : Eng.Florestal/escritor/técnico
Localização : Castanheira de Pera/Bairrada
Data de inscrição : 26/11/2008
Sociavel : 10
Pontos : 5949

QUE FESTA! Empty
MensagemAssunto: Re: QUE FESTA!   QUE FESTA! Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 5:56 pm

Texto publicado no JN, de 13 Agosto 2009.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.joseporvinho.net
 
QUE FESTA!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Procissão - Festa na Terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
José Porvinho :: José Porvinho :: Portugalidade-
Ir para: